Martin Cooper

Em 1973, Martin Cooper (trabalhador da Motorola) acabara de criar o primeiro telemóvel, com isto Cooper entrou na historia das telecomunicações.
  O conceito de comunicações móveis utilizando uma rede celular nasceu em 1947, dentro da Bell Laboratories, o departamento de pesquisa da AT&T, a única operadora norte-americana nessa altura. Na altura, a idéia não era realizável devido a dificuldades na disponibilização de espectro de rádio por parte das autoridades. Mas a partir de 1960, a Bell Labs e a Motorola começaram a estudar o conceito e a procurar colocá-lo em prática. A corrida ao celular foi vencida pela Motorola a três de Abril de 1973, graças aos esforços de Cooper que pretendia que as pessoas fossem capazes de transportar e utilizar o seu telefone em  todos os lugares.
  Martin Cooper nasceu em 1930 e foi criado em Chicago, tendo tirado um curso universitário em engenharia no Instituto de Tecnologia de Illinois. Após ter servido quatro anos na marinha dos Estados Unidos em vasos de guerra, Cooper trabalhou numa companhia de telecomunicações durante um ano. Em 1954 foi contratado pela Motorola, que na altura se dedicava a fabricar sistemas portáteis. Cooper iniciou o seu trabalho no desenvolvimento de sistemas de rádio portáteis para agentes da polícia, subindo gradualmente dentro da Motorola até ser o chefe da pesquisa dentro da tecnologia celular. Cooper defendeu que a revolução celular passava pelas pessoas utilizarem os seus telefones onde quisessem, não apenas em automóveis. Para que sua idéia fosse aceita, foi-lhe necessário convencer alguns dos próprios dirigentes da Motorola, que se encontravam cépticos deste conceito.
  Martin Cooper deixou a Motorola em 1983, encontrando-se atualmente à frente da Arraycomm, uma companhia que desenvolve soluções alternativas de recepção de comunicações móveis. Numa entrevista recente concedida à Business Week, o visionário de 70 anos considerou que a opção pelas massas dos telemóveis não é nada mais que o velho sonho da AT&T tornado realidade: quando alguém nasce é-lhe atribuído um numero de telefone e se essa pessoa não atende é porque está morta. Ao falar sobre a futura terceira geração, Cooper defendeu que toda a excitação sobre a mesma vai dar lugar a desapontamento. Os sistemas 3G irão ser úteis na transmissão de voz, mas no caso dos dados pouco irão fazer para alterar a situação atual devido aos constrangimentos físicos das freqüências de rádio, argumenta Cooper.